ENCONTRO ANUAL AGN 2018


O Encontro Anual da Associação Portuguesa de Empresas de Gás Natural terá lugar no próximo dia 27 de Novembro de 2018, no Centro Cultural de Belém, sob o tema “Gás Natural – Um Mercado em Movimento”.


O Gás Natural, como combustível fóssil de baixo carbono, está no centro da transição energética e será o principal  impulsionador da redução global de emissões, ao substituir a geração de eletricidade baseada no carvão, ou outras fontes de energia mais poluentes.


Apresenta enorme flexibilidade, pois pode ser transportado no estado líquido (GNL) ou no estado gasoso. Pode ser usado como fonte primária de energia ou na geração de eletricidade, associando-se às energias de origem renovável, de que é suporte indispensável,  produzindo eletricidade em larga escala, mais limpa e disponível de acordo com as necessidades do mercado.


As reservas mundiais de GN garantem resposta ao crescimento substancial da procura global no âmbito das políticas de desenvolvimento sustentável e amigo do ambiente.


O potencial do GNL no transporte rodoviário e marítimo é imenso e está em crescimento acelerado.


Os desafios da transição energética e as exigentes metas ambientais têm impulsionado a inovação tecnológica no setor, aumentando o seu potencial de contribuição para mitigar as alterações climáticas e proporcionar o conforto, a economia e a segurança aos cidadãos.


Portugal dispõe de infraestruturas gasistas de receção, armazenamento transporte e distribuição dimensionadas para a crescente utilização de GN, num sistema moderno, eficiente e resiliente que garante excelentes padrões de segurança, qualidade e continuidade de abastecimento.


Tem também capacidade para acolher diferentes tipos de gás renovável, como o biometano e o hidrogénio, pelo que deve ser reconhecido como um veiculo chave no cumprimento das políticas de descarbonização.


A indústria do gás tem uma visão clara do papel central que tem no futuro energético, limpo e verde e a dinâmica do mercado aí está a demonstrá-lo.

31 outubro 2018