Estudo "The Role of Portuguese gas infrastructures in the decarbonization process"

A AGN disponibiliza o Estudo "The Role of Portuguese gas infrastructures in the decarbonization process" solicitado à AFRY e que contou com a colaboração da GALP GÁS NATURAL DISTRIBUIÇÃO e da REN/Portgás.


O estudo da consultora concluiu que a descarbonização do sistema energético português até 2050 é possível e que esse caminho deverá ser feito recorrendo aos “zero carbon gases”, e consequente utilização das infraestruturas de gás, em vez do caminho da eletrificação total, que acarretaria um sobrecusto de 9 mil milhões de euros para a economia portuguesa.


Em consequência, a conceituada empresa de consultoria adverte para a necessidade de revisão do “Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050”, dado que este deve refletir os evidentes benefícios que resultam da utilização da rede de gás para desenvolvimento de gases, como o biometano e o hidrogénio. É ainda destacado que Portugal deve tirar partido das suas vantajosas condições endógenas, dado que o seu elevado potencial eólico e solar permitem produção à larga-escala de hidrogénio verde e a um menor custo, comparativamente com os restantes países europeus.


Consulte o estudo em  Publicações > Publicações AGN > Estudos

06 março 2020