Preço do Gás Natural desce a partir de julho de 2016

A partir de 1 de Julho entra em vigor o novo tarifário para o Gás Natural, com a segunda descida de preço em 2016.


As tarifas publicadas pela ERSE para o novo ano gás incluem tarifas de acesso às redes e às infraestruturas de gás natural, as quais observam reduções significativas.
Estas tarifas são aplicadas diretamente aos comercializadores que as transmitem aos consumidores finais nas faturas de fornecimento.


Assim, a redução apresentada refletir-se-á quer no fornecimento de GN ao cliente final, no caso dos consumidores que ainda estão no mercado regulado, quer nas tarifas praticadas pelos comercializadores a atuar no mercado liberalizado.


No conjunto de fatores independentes, destacam-se a diminuição do preço do petróleo, a menor volatilidade da procura de gás natural que se têm vindo a observar e a Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético (CESE). Entre os principais fatores decorrentes das opções regulatórias e das ações das empresas, registam-se a redução do nível de investimento e o controlo dos custos com os acessos às infraestruturas reguladas recuperados pelas tarifas reguladas.

A 1 de Maio, as tarifas do gás tinham descido 6,1% para os consumidores, 7,5% para os consumidores e 10,2% para os consumidores industriais (média tensão).

As novas tarifas do gás natural vigoram até 30 de Junho de 2017.
 

Comunicado ERSE

05 julho 2016