Organização Estatutária

A AGN encontra-se estatutariamente organizada com base nas seguintes estruturas:

Os orgãos associativos;

Comités Sectoriais e grupos de trabalho especializados.

1 - Orgãos Associativos

Assembleia Geral

É o órgão de decisão supremo da AGN e é constituído por todos os membros no pleno gozo dos seus direitos. A Mesa da Assembleia Geral é constituída por um Presidente, um Vice presidente e um Secretário, eleitos pelos Associados. A Assembleia Geral reúne ordinariamente durante o primeiro trimestre de cada ano civil e, extraordinariamente, por deliberação da própria mesa, por solicitação da Direção ou a requerimento escrito de qualquer Associado detentor de, pelo menos 10% dos votos correspondentes a todos os membros da Associação, no pleno gozo dos seus direitos.

Mesa da Assembleia Geral

 

Rui Pena

Presidente

Rui de Oliveira Neves

Vice-Presidente

Rita Picão

Secretário

 

Direção

A Direção constitui o órgão da Administração e representação da Associação, dando cumprimento às deliberações da Assembleia Geral. A Direção é constituída por sete a nove membros, compreendendo um presidente, dois vice-presidentes e, consoante o caso, quatro ou seis Vogais. A Direção reúne sempre que o julgue necessário, sendo no entanto, obrigatória a realização de, pelo menos, uma reunião mensal.

Membros da Direção

Pedro Carmona de Oliveira Ricardo 

Presidente

Carlos Manuel Sola Pereira da Mata

Vice-Presidente

Luís Fernando Muñoz de Moura

Vogal

Gabriel Nuno Charrua Sousa

Vogal

Nuno Ribeiro da Silva

Vogal

Pedro Pires João

Vogal

Joaquin V. Mendiluce Villanueva

Vogal

 

Conselho Fiscal

Ao Conselho Fiscal compete o exame da escrita e demais elementos contabilísticos da Associação, fiscalizar o cumprimento dos estatutos da Associação e da legislação aplicável pelos membros dos órgãos associativos, dar parecer não vinculativo sobre o plano anual de actividades, orçamento proposto pela direcção e Relatório e Contas anuais da Direção, podendo pronunciar-se sobre qualquer assunto que lhe seja submetido pela Assembleia ou pela Direção.

Membros Conselho Fiscal

Ana Teixeira Pinto

Presidente

Jorge Catulo (Deloitte Associados)

Vogal

Lilia Dina de Matos Duarte

Vogal

 

2 - Comités Setoriais e grupos de trabalho especializados

A Associação tem dois Comités Setoriais formados por especialistas das empresas associadas, um dos quais dedicado a matérias relativas às infra-estruturas de gás natural e o outro a matérias relativas à comercialização de gás natural. Por iniciativa, podem ainda ser criados grupos de trabalho para as questões mais específicas de cada um daqueles comités, constituídos com base nos respectivos membros e agregando outras entidades de reconhecida competência. Os Comités têm caráter permanente, sendo a sua constituição e coordenação da competência da Direção.