Organização Estatutária

A AGN encontra-se estatutariamente organizada com base nas seguintes estruturas:

Os orgãos associativos;

Comités Sectoriais e grupos de trabalho especializados.

1 - Orgãos Associativos

Assembleia Geral

É o órgão de decisão supremo da AGN e é constituído por todos os membros no pleno gozo dos seus direitos. A Mesa da Assembleia Geral é constituída por um Presidente, um Vice presidente e um Secretário, eleitos pelos Associados. A Assembleia Geral reúne ordinariamente durante o primeiro trimestre de cada ano civil e, extraordinariamente, por deliberação da própria mesa, por solicitação da Direção ou a requerimento escrito de qualquer Associado detentor de, pelo menos 10% dos votos correspondentes a todos os membros da Associação, no pleno gozo dos seus direitos.

Mesa da Assembleia Geral

João Rosado Correia

Presidente

Rui de Oliveira Neves

Vice-Presidente

Rita Picão

Secretário

 

Direção

A Direção constitui o órgão da Administração e representação da Associação, dando cumprimento às deliberações da Assembleia Geral. A Direção é constituída por sete a nove membros, compreendendo um presidente, dois vice-presidentes e, consoante o caso, quatro ou seis Vogais. A Direção reúne sempre que o julgue necessário, sendo no entanto, obrigatória a realização de, pelo menos, uma reunião mensal.

Membros da Direção

Pedro Carmona de Oliveira Ricardo 

Presidente

Carlos Manuel Sola Pereira da Mata

Vice-Presidente

Luís Fernando Muñoz de Moura

Vogal

Gabriel Nuno Charrua Sousa

Vogal

Nuno Ribeiro da Silva

Vogal

Pedro Pires João

Vogal

Joaquin V. Mendiluce Villanueva

Vogal

 Suzana Toscano - Diretora Executiva

Conselho Fiscal

Ao Conselho Fiscal compete o exame da escrita e demais elementos contabilísticos da Associação, fiscalizar o cumprimento dos estatutos da Associação e da legislação aplicável pelos membros dos órgãos associativos, dar parecer não vinculativo sobre o plano anual de actividades, orçamento proposto pela direcção e Relatório e Contas anuais da Direção, podendo pronunciar-se sobre qualquer assunto que lhe seja submetido pela Assembleia ou pela Direção.

Membros Conselho Fiscal

Ana Teixeira Pinto

Presidente

Jorge Catulo (Deloitte Associados)

Vogal

Lilia Dina de Matos Duarte

Vogal

 

2 - Comités Setoriais e grupos de trabalho especializados

A Associação tem dois Comités Setoriais formados por especialistas das empresas associadas, um dos quais dedicado a matérias relativas às infra-estruturas de gás natural e o outro a matérias relativas à comercialização de gás natural. Por iniciativa, podem ainda ser criados grupos de trabalho para as questões mais específicas de cada um daqueles comités, constituídos com base nos respectivos membros e agregando outras entidades de reconhecida competência. Os Comités têm caráter permanente, sendo a sua constituição e coordenação da competência da Direção.