Representação

No âmbito dos seus objectivos associativos, a AGN tem uma participação ativa em organizações nacionais e internacionais na prossecução da promoção e desenvolvimento do Gás Natural como fonte de energia segura, eficiente e sustentável.

A AGN acredita ser vital a cooperação entre as várias organizações nacionais e internacionais, que trabalhando em parceria, vêem resultar os seus esforços múltiplos no cumprimento de objetivos compartilhados, contribuindo para a performance e resultados do sector.

A AGN quer acrescentar valor através das contribuições dos vários intervenientes do setor nacional do Gás Natural, promovendo os mecanismos adequados para  a identificação de necessidades e soluções para os seus associados em contexto nacional e internacional. Uma intermediação e acompanhamento dinâmicos e ativos sobre os mais variados temas, resultam em ações de valor acrescentado para todo o setor.

A Associação Portuguesa de Empresas de Gás Natural é actualmente membro das seguintes organizações:

International Gas Union - IGU

A International Gás Union (IGU) foi fundada em 1931. É uma organização sem fins lucrativos registada na Suíça com secretaria permanente em Oslo, Noruega. O objectivo da IGU é promover o progresso técnico e económico da indústria do gás. Os membros da IGU são associações e entidades das indústrias de gás de 73 países. A Associação colabora com várias organizações globais de energia. O trabalho da IGU abrange todos os domínios da indústria do gás desde a exploração e produção de gás natural no mar, aos gasodutos e sistemas de distribuição, às instalações dos clientes e à combustão do gás no ponto de utilização.

A IGU desenvolveu recentemente esforços para estabelecer uma mensagem precisa, clara e coerente sobre o papel do gás natural no futuro, como energia dispnível, segura e de baixo teor carbónico.

European Union of the Natural Gas Industry - EUROGAS

Organização europeia que tem por objetivo a integração de indústrias de gás natural da região para promover um maior intercâmbio de informações entre os seus membros, apresentando dados online sobre os mesmos, as suas principais atividades, a política de utilização do gás natural e a lista das mais recentes publicações.

Marcogaz

É o organismo representativo da indústria europeia do Gás Natural para todas as questões técnicas. O seu objetivo é monitorizar e tomar posição sobre a regulamentação, normalização e certificação no que diz respeito à integridade e segurança dos equipamentos e ao uso racional da energia.