O que é o Gás Natural?

O Gás Natural tem origem é fóssil, resultando da decomposição da matéria orgânica fóssil no interior da Terra.

O gás natural é constituído por uma mistura variável de gases, onde o metano (CH4) é predominante com teores acima de 70%. Apresenta uma densidade inferior a 1 e um poder calorífico entre as 9 000 kcal/m3 e 12 000 kcal/m3. 

O Gás Natural apresenta-se na natureza de forma inodora e incolor sendo normalmente odorizado artificialmente antes de distribuido ao consumidor final.  Da sua combustão resulta dióxido de carbono e vapor de água, o que faz do gás natural uma fonte de energia segura, com emissão reduzida de poluentes e que pode ser usada na indústria, no comércio, veículos e domicílios. 

Na indústria, é usado como fonte de calor, geração de electricidade e força motriz, bem como matéria-prima no sector químico, petroquímico e nos fertilizantes. É usado, ainda, no sector dos transportes.  Nos domícílios e edíficios em geral é utilizado com combustível para aquecimento do ambiente, de águas sanitárias e ainda para cozinhar.

Tendo um custo muito inferior, é uma fonte de energia muito competitiva em relação aos outros combustíveis tradicionais.

As reservas deste combustível são vastas e dispersas geográficamente. As reservas convencionais conhecidas representam mais de 120 anos do consumo global atual e as reservas totais podem exceder os 250 anos.