6.ª Conferência Anual da Associação Portuguesa de Economia da Energia (APEEN)

Universidade de Aveiro
3 a 4 Fevereiro 2022 | Nacional

A 6.ª Conferência Anual da Associação Portuguesa de Economia da Energia – APEEN, a ocorrer nos próximos dias 3 e 4 de fevereiro, é dedicada a todas as vertentes dos Desafios da Energia Sustentável. A sustentabilidade tem desafiado os sistemas de energia a novos níveis de inovação, em termos de tecnologia, regulamentação e valores sociais.

Organizada pela GOVCOPP (Unidade de Investigação em Governação, Competitividade e Políticas Públicas) da Universidade de Aveiro, a conferência pretende reunir os principais académicos, investigadores, inovadores e stakeholders empresariais e sociais, através de um contexto interdisciplinar, para apresentar, compartilhar e discutir as mais recentes experiências, resultados de pesquisas, inovações e ideias em torno dos múltiplos temas dos Desafios da Energia Sustentável. A iniciativa tem por fim fortalecer os laços entre a academia, indústria, reguladores, autoridades e formuladores de políticas, como uma contribuição para alcançar sistemas de energia sustentáveis e neutros em carbono.

O conteúdo programático envolve duas sessões que contam com a participação dos keynote speakers: Professor Eyup Dogan (University of Sharjah) e a Professora Elena Verdolini (Università degli Studi di Brescia) que abordam temas sobre os desafios para as energias renováveis na Europa e digitalização e descarbonização, respetivamente - sendo esta última comentada por representantes de empresas do setor português de energia.

Todos os artigos que foram submetidos são convidados a participar numa edição especial na revista científica Environment, Development and Sustainability, entitulada Sustainable Energy Challenges.

A participação na conferência será presencial. Contudo, algumas sessões académicas podem ocorrer em formato online, para os autores que assim desejarem apresentar os seus trabalhos.

Mais informações