Evento de lançamento do relatório IEA - Suprimindo a descontinuidade na transição para energias limpas

ONLINE | 14:00—15:15 (CEST)
9 Junho 2021 | Internacional

O gap entre as tendências atuais de investimento e o que é necessário para atingir o "net zero" é particularmente acentuado nas economias emergentes e em desenvolvimento. Esta realidade está a criar uma descontinuidade nas transições para uma energia limpa.

Este é também o tema de um novo e importante relatório que a IEA irá publicar esta semana sobre o Financiamento das Transições para Energia Limpa em Economias Emergentes e em Desenvolvimento, no qual se analisarão os desafios específicos que os países na África, Ásia e América Latina enfrentam para satisfazer as aspirações dos seus cidadãos a uma energia acessível e fiável, evitando ao mesmo tempo caminhos de elevado teor de carbono.

A pandemia de Covid-19 tem diminuido o fluxo de novos investimentos e exacerbado os desequilíbrios pré-crise no acesso a capital. Produzido em colaboração com o Banco Mundial e o Fórum Económico Mundial, e com base em cerca de 50 casos práticos, o novo relatório aborda o desafio para a acelaração do investimento nas transições para energia limpa nas economias emergentes e em desenvolvimento - um elemento crítico nos esforços globais para atingir zero emissões de carbono.

O relatório será publicado no website da IEA na quarta-feira, 9 de Junho, às 7:00 da manhã, hora de Paris. Mais tarde nesse dia, assista ao evento de lançamento às 14h00, hora de Paris, com o Director Executivo Fatih Birol, a quem se juntarão vários oradores para discutir as questões levantadas pelo relatório. Os oradores incluem Mari Pangestu, Directora Executiva do Banco Mundial para Políticas de Desenvolvimento e Parcerias, Børge Brende, Presidente do Fórum Económico Mundial e outros líderes mundiais da energia, clima e finanças.

Mais informações