webinar MobilizAR Portugal: Os Desafios da Mobilidade

ONLINE | 21h30 UTC – 22h00 UTC
11 Março 2021 | Nacional

A mobilidade liga pessoas, culturas, cidades, países e continentes. Os problemas relacionados com a mobilidade colocam-se, de forma particularmente acentuada, nas cidades, onde o espaço público foi muitas vezes desenhado a pensar no automóvel. Várias projeções apontam que, até 2030, 60% da população mundial viverá nas cidades, e de acordo com as Nações Unidas, deverá aumentar para cerca de dois terços - mais de 6 mil milhões de pessoas - até 2050. Prevendo-se também que a frota atual de 1400 milhões de carros duplique. As cidades estão sob uma pressão nunca sentida, devido ao aumento da população, do tráfego e das alterações climáticas.
Em Portugal, mais de 40% da população reside nas cidades, e o diagnóstico da mobilidade permite identificar um predomínio das deslocações em automóvel (mais de 75% das deslocações são realizadas em transporte individual, apenas com um ocupante e mais de metade percorrem uma distância de 3 a 5 Km), com impactes no consumo energético, no aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) e de poluentes atmosféricos, do ruído, de congestionamentos de tráfego e, consequentemente, impactes negativos na competitividade económica, saúde pública e qualidade de vida.
Esta meia-Hora de Bom Ambiente terá como mote “MobilizAR Portugal: Os Desafios da Mobilidade“ e contará com a participação de Mário Alves Presidente da Estrada Viva e Lília Alexandre da ZERO.
Poderá assistir e colocar as suas questões através da página de Facebook da ZERO.

Mais informações